Filosofia Geek, Linux, Windows

Sistemas Operacionais Modernos


Acredito que nunca o icônico título escolhido por Tanenbaum para a sua bíblia sobre sistemas operacionais possa ser tão bem empregado quanto na época em que vivemos.

Diariamente acompanhamos revoluções no mundo da informática. Nos últimos 15 anos vimos um crescimento absurdo da internet, o nascimento do Google como uma super potência que mudou a maneira como buscamos pela informação, vimos nascer as lojas de aplicativos, que mudaram a maneira como instalamos nossos softwares e presenciamos o surgimento do Youtube, que deu uma nova perspectiva ao consumo de vídeo.

Como um usuário antigo, passei por praticamente todas as versões do Microsoft Windows, desde a 3.0, a qual instalei com vários disquetes em meu primeiro computador, um PC 386 com 2 MB de memória e impressionantes 27 megas de disco rígido, até o ainda prematuro Windows 8, instalado em meu atual notebook.

Também neste meio tempo me tornei usuário Linux, acompanhando o grandioso Slackware fielmente de sua versão 4 até a 12, passando por Kurumin, Debian, Red Hat, Ubuntu e algumas outras distribuições bem mais obscuras.

Onde pretendo chegar é que, nestes últimos 20 anos como um usuário de computador, não me lembro de uma mudança de usabilidade tão drástica quanto a que passamos atualmente.

No mundo Linux, vimos o aposentar da grande interface Gnome 2, dando lugar aos seus sucessores Gnome 3 e Unity. A mudança foi drástica, os atalhos, a maneira como costumávamos trabalhar foi alterada.

Muitos repudiaram a mudança, sentindo uma imensa falta do Gnome 2 e sua praticidade e estabilidade, entre eles, ninguém menos que Linus Torvalds, o criador da criatura.

No mundo Microsoft, vem ai a nova interface Metro, com seus quadradinhos, aplicações em tela cheia e também com sua loja de aplicativos.

Pelo menos nas versões lançadas até agora, o Windows 8 ainda possui uma barra de tarefas e, apesar da ausência do menu iniciar, a experiência de uso para certas aplicações não foi alterada, o que torna a mudança menos drástica.

O fato principal é que, pela primeira vez desde que eu utilizei um computador, sinto que sou eu que tenho que me adaptar a um novo sistema e não ele que foi ajustado as minhas necessidades.

Imagino que na verdade o sistema se adaptou a novas necessidades, as telas de toque dos tablets cada vez mais presentes, a nova geração que consome mídia e utiliza o computador de uma maneira completamente diferente e também ao usuário leigo, aquele que nunca na vida utilizou um PC. Este talvez seja o maior beneficiado.

Se a mudança é positiva ? Esta é uma resposta que só teremos daqui a um ou dois anos, quando as novas interfaces já estiverem mais maduras e pudermos olhar para trás e pensar: “A maneira como eu utilizo o computador hoje é mais produtiva ?”.

Até lá, só nos resta adaptar-nos as mudanças e melhorias.

Anúncios

2 comentários sobre “Sistemas Operacionais Modernos

  1. Acredito que mudanças são necessárias, de tempos em tempos. Entretanto, também sou usuário antigo, desde quando ainda não existiam os microcomputadores. No meu caso posso dizer que sempre pude experimentar as mudanças do meu jeito: usava o que me agradava, mantinha o jeito antigo em outros casos. No Linux isso sempre será possível, pois sempre temos muitas opções, mas no Windows acho mais difícil. De minha parte ainda vou demorar muito a adotar o Windows 8, se é que isso vai de fato acontecer …

    Curtir

    1. Adotar “aquilo”? Aqui do MacOS Clássico (do 7.1.2 até o 8.6) passei ao Kurumin, depois Ubuntu e atualmente Mint Xfce 15. Nunca caí no malfadado sistema “operacional” dos vírus, o mais alto grau de insegurança, de uma “empresa” corruptora…
      Adendos:
      http://homembit.com/2008/04/quer-entender-como-eles-trabalharam.html
      http://homembit.com/2011/09/sobre-o-ataque-da-microsoft-a-soberania-nacional-wikileaks-microsoft-odf-e-openxml.html
      http://en.windows7sins.org/

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s